Roma antica foro romano colosseo altare della patria circo massimo roma virtuale 3d lazio


Vai ai contenuti

Menu principale:


catacombe-por

Portoghese

HOME
O QUE VISITAR
CURIOSIDADE
INFORMACOES TURISTICAS
MAPA DO SITE

As catacumbas de Roma

 

As catacumbas de Roma são formadas por quilômetros de túneis e passagens subterrâneas que parecem verdadeiros e próprios labirintos.

Já no primeiro século depois de Cristo, foram iniciadas as escavações das catacumbas em formas de grutas retângulares, chamadas “loculi”( pequenas tumbas), de várias dimensões. Essas  poteriam conter somente um cadáver, mas frequentemente haviam os corpos de duas ou mais pessoas.

Os corpos dos cristãos eram enrolados em lençóis ou sudários. As tumbas eram fechadas com lastros de mármores ou com telhas fixadas com cimento. Sobre os lastros vinham escrito o nome do defunto e normalmente decorada com um símbolo cristiano ou frases desejando paz no céu. Era comum também colocar uma pequena luz a ólio e vasinhos com perfumes perto da tumba.

As tumbas davam a ideia de um vasto dormitório, chamado cimitério, termo de origem grega que significa “lugar de repouso”. Desse modo os cristianos queriam afirmar a sua fé na ressureição dos corpos.

 

As mais famosas catacumbas de Roma:

 

-Catacumba de Domotila, 00147- Via delle Sette Chiese,282/280- tel.065110342 /065133956, Fax:065135461 (fechada todas às terças-feiras)

-Catacumbas de São Sebastião, 00179 - Via Appia Antica,136 –tel. 067887035, Fax: 067843745 (fechada aos domingos)

-Catacumbas de São Calisto, 00179 – Via Appia Antica, 126 –tel. 065130151 / 0651301580, Fax: 0651301567( fechada às quartas-feiras)

 

 

Hipogeu dos Aureli

Descoberto acidentalmente durante as obras de construção de uma garagem no outono de 1919, o hipogeu dos Aureli, é rico de afrescos que adornam suas paredes. Os recentes restauros  restituiram as cores originais, revelando detalhes importantes, que  colocaram em discussões as várias hipóteses formuladas pelos estudiosos, que  por quase um século tentaram em vão desvendar  o significado das pinturas. Os ambientes são decorados com cenas enigmáticas, dificéis de interpretar, que datam aproximadamente  ao ano de 230.

O hipogeu apresenta-se em dois andares, o piso superior, composto  de uma sala que originalmente era semi-subterrânea da qual  resta apenas a parte superior, cinco metros abaixo,  está o piso inferior, composto por dois ambientes  especulares e completamente hipogeus.

Com os seus três ambientes o hipogeu dos Aureli é um dos monumentos mais enigmáticos de Roma, as decorações apresentam várias interpretações, que o atribuem algumas vezes  ao cristianismo oficial, outras vezes a seitas heréticas, a temática filosófica, ou ainda ao paganismo puro.

 

 


Torna ai contenuti | Torna al menu