Guloseimas
Croissant (cornetto)
O croissant em Roma è uma verdadeira regra, que normalmente vem bem-vindo no fim da tarde com os amigos, os lugares mais procurados são os chamados laboratórios, que trabalham toda a noite para fornecer pela manhã aos bares e cafés o croissant.
Nesses locais é possível frequentemente saboorear um croissant apenas “desenfornado” (bem quentinho).
Abaixo elencamos uma série de lugares para conhecer:
-
Cornetto de São Francisco em Via Emanuele Filiberto, 279 aberto recentemente. Os croissants são bons, mas é irrenunciável entre todos aquele com ricota e gotas de chocolate.
-
Laboratório em Trastevere: Há uma grande variedade de croissants e de doces (rosquinhas, bombas, flocos), é imperdível e além disso, a sua grande diversidade permite a escolha entre doces fritos e enfornados. Está localizado na Vicolo Cinque, 40, e está aberto todos os dias.
-
Laboratório em Trionfale: na avenida A. Emo, 25/g. Croissants simples ou recheados não muito doces e sobretudo sem o mínimo sinal de manteiga no sabor das massas. Está aberto todos os dias até às 20 horas.
-
Padaria na Fontanile Arenato, na Avenida del Fontanile Arenato, onde os croissants são bons e mesmo feitos em grande quantidade, a sensação è a de que são apenas desenfornados. Está aperta todos os dias 24 horas.
-
Padaria Romoli, Viale Eritrea, 140.
Café
Um prazer todo italiano, uma verdadeira filosofia. Llugares onde se pode saborear um delicioso café:
-
Tazza d’Oro/ Casa do café: Via degli Orfani (Pantheon)
-
Caffè Sant’Eustachio: Praça de Santo Eustachio ( Praça del Pantheon)
-
Caffé della Pace: Avenida della Pace (Praça Navona)
Maritozzo com chantily
O maritozzo com chantily é um prodoto totalmente romano, constituído de pão macio preparado com pinhões, uva e casca de laranja caramelizadas e normalmente cortado em dois, e vem completado com chantily.
É possível encontrá-lo em várias docerias e bares mas, o mais famoso é “o Maritozzaro”, na avenida Trastevere, 297, onde aos sábados à tarde frequentemente a fila é grande para saborear um.
Raspadinhas
A raspadinha é um alimento refrescante típico do verão romano. É preparado com gelo moído o qual é adicionado um xarope ou suco de fruta e pedaços de frutas. Em italiano a palavra raspadinha è grattachecche, o termo é derivado do verbo raspar e checca, termo usado no passado para identificar um grosso bloco de gelo utilizado para refrigerar os alimentos quando ainda não existiam as geladeiras.
-
Raspadinha Roma: Sora Maria
Avenida Trionfale esquina com a Avenida Telesio, aberto das 17às 2.
Histórico quiosque que encontra-se na região Prati, exatamente na Avenida Trionfale esquina com a Avenida Telesio, onde se pode saborear uma fantástica raspadinha triturada à mão, com pedacinhos de cedro de Amalfi. O quiosque é de fácil acesso, basta pegar o metrô A no Termini em direção Battistini, descer em Ottaviano São Pedro, e prosseguir pela Avenida Giulio Cesare, em seguida a Rua Leone V, superar a avenida della Giuliana, e entrar na Avenida Trionfale e girar para a esquerda no quarto cruzamento.
-
Raspadinha Roma: Sora Mirella
L. Tevere degli Anguillara-Ponte Cestio (Centro Histórico) aberto das 9.30 às 3.
Nos dias de muito calor, não se pode certamente resistir as gostosíssimas raspadinhas simples e naturais da Sora Mirella. Você pode facilmente chegar através do termini, basta pegar o ônibus H e descer na parada Sonnino/ S. Gallicano, dali são 200 metros a pé.
-
Raspadinha Roma: Fonte d’oro
L.Tevere Sanzio e Praça G.G. Beli ( Trastevere) aberto das 10 às 2.
A especialidade deste quiosque é a raspadinha com pedaços de frutas e xaropes multicoloridos, e são essas duas particularidades que garantem a lotação do quiosque todas as tardes. Para chegar através do Lungo Tevere Sanzio, pelo Termini, deve-se pegar o 64, descer na parada C.so Vittorio Emanuele/S. A. Della Valle, e dali são 650 metros a pé, enquanto para chegar da Praça Belli, através do termini, deve-se pegar o ônibus H e descer em Sonnino/ S. Gallicano.
Sorveterias
O sabor do sorvete é sempre muito pessoal, mas estes segundo nós e os romanos são as melhores
-
Sorveteria de San Crispino ( Via della Penetteria, 42, Trevi / Via Acaia, 56, Appio Latino)
-
Batocci ( Via Alessandria, 145, Porta Pia)
-
Sorveteria Dei Gracchi ( Via Dei Gracchi, 272, São Pedro / Viale Regina Margherida, 212, Porta Pia)
-
La Fonte della Salute ( Via Cardinale Marmaggi, 2, Viale Trastevere)
-
La Fata Morgana (Via Ostiense, 32, Piramide)
-
Lanzalotto, Viale Somalia ( na frente do Bingo)
-
Tony, largo Missiroli Alberto, 13 (circunvalação Gianicolense)
Docerias
Em Roma as doceria mais procuradas são aquelas sicilianas ou napolitanas, que oferecem doces típicos de suas culturas locais.
-
Ai Monasteri, Praça Delle Cinque Lune, 76- Tel. 06/6542783- doceria
-
Antonini, Avenida Sabotino 21-29- Tel. 06/380998- doceria
-
Canova, Praça del Popolo, 16- Tel. 06/3612231 – cafeteria e doceria
-
Dolce Roma, Avenida del Portico d’Ottavia 20/B – Tel. 06/6892196 – doceria
-
Frati Trappisti, Corso Rinascimento, 72 – Tel. 06/6542783 – doceria ( especialidade: o chocolate)
-
Golosia: Avenida Romania, 11/B – Tel. 06/8087700 – doceria (especialidade : 50 tipos diversos de chocolates)
-
Il Forno del Ghetto, Avenida Del Portico d’Ottavia, 1 – Tel. 06/ 6878637 – doceria ( especialidade: Torta de ricota e geléia)
-
La bella Napoli, Corso Vittorio Emanuele, 246 – Tel. 06/6877048 – doceria ( especialidade: doces napolitanos)