Portoghese
Arco de Settimio Severo
O Arco de Settimio Severo foi construído no ano de 203 d.C. pela decisão do Senado e do povo romano (Senatus Populus Que Romanus ,S.P.Q.R ).
Os relevos do Arco recontam as vitórias de Settimio Severo sobre os Parti (atual população do Iran e Iraque) e na Arábia (Mesopotâmia). São três Arcos: um central maior e dois laterias menores, usados para os pedestres.
O Arco, foi construído em marmore, e possui 23 metros de altura, 25 de largura e 11,85 de profundidade.
Sobre os lados compridos do Ático (parte retangular em cima do Arco) há uma inscrição dedicada à Settimio Severo e ao seu filho Caracalla.
Originariamente a inscrição continha os nomes dos dois filhos de Settimio Severo: Geta e Caracalla. Mas quando Caracalla foi eleito imperador, mandou matar seu irmão Geta e tirou o seu nome da inscrição honorária. Em cima dos arcos menores, graças a 4 painéis decorados em baixo relevo, vêm contadas as fases e os acontecimentos mais importantes da batalha e da conquista sobre os Partis (Iran). Tais painéis devem ser lidos e interpretados de baixo para cima.
Em cima do arco central há uma quadriga (carro antigo puxado por 4 cavalos) em bronze com as estátuas de Settimio Severo e do filho Caracalla.
Uma curiosidade que remonta à época medieval é que o Arco foi subenterrado pela metade com o tempo . No arco central um barbeiro havia instalado seu negócio; além disso, perto do arco, no lado menor foi construída uma torre que pertencia à familia Brachis.
A presença de um grande número de vacas, estábulos e torres fizeram com que a região fosse conhecida como “Campo Vaccino” (Campo das Vacas) ou “Campo Torrecchiano” (Campo das Torres).
Apenas em 1803, o papa Pio VII começou a desenterrar o arco che foi completamente liberado em 1898. Uma cópia do Arco de Settimio Severo ornamenta a entrada do Palácio Imperial em Berlim. O Arco é a única estrutura ainda intacta no Foro Romano.
⇒ História | ⇒ Monumentos |
⇒ As Colinas de Roma | ⇒ Chafariz de Roma |
⇒ Os Palácios do Poder em Roma | ⇒ Igrejas e basílicas |