Portoghese
Basìlica Emilia
A Basílica Emilia foi construída no ano de 179 a.C. por Fulvio Flavio Nobiliare e Marco Emilio Lepido, ambos censores (políticos romanos). Por ter sido financiada pelo próprio Marco Lepido, o senado atribuiu à Basilica o nome do censor.
A Basílica media 90 metros de comprimento por 29 de largura. A entrada se dava através de três arcadas, o interior era composto por cinco corredores, o central era bem mais alto e largo que os outros para favorecer uma maior iluminação.
Os corredores eram subdivididos em três níveis de colunas feitas em mármore africano graças à restauração do ano 14 a.C., durante o império de Augusto.
O externo era caracterizado por um amplo pórtico onde os romanos adoravam passear e onde se situava as tabernae (lugar de refeições) utilizados também por bancários que ali negociavam finanças (troca, empréstimo, etc).
A Basílica era usada sobretudo no inverno para as atividades conexadas ao Fórum, aosTribunais e para as operações econômicas que no verão ao invés, eram feitas ao aberto.
As basílicas romanas não eram utilizadas para fins religiosos mas para atividades econômicas e políticas como são atualmente as Bolsas de Valores e osTribunais. Somente depois é que o termo viria usado no catolicismo para indicar as igrejas maiores e mais importantes.
As escavações da Basílica Emilia começaram por volta de 1929. Os restos tardo–imperiais das colunas descobertas, foram reconstruídas.
⇒ Pontes de Roma | ⇒ Terraços |
⇒ Efeitos ópticos | ⇒ Rotas recomendadas |
⇒ Ostia Antica | ⇒ Filosofia romana |