Portoghese
Museus
Museus Clássicos
Museus do Vaticano
Situam-se dentro da cidade do Vaticano, e são consideradas uma das coleções de artes mais belas do mundo, expõem as obras acumuladas nos séculos pelos papas. O museu foi fundado pelo papa Giulio II no século XVI. A capela Sistina e os apartamentos papais pintados por Raffaelo fazem parte das obras que os visitantes dos museus podem admirar durante o percurso.
Os museus do Vaticano, ocupam grande parte do vasto quintal do Belvedere, foram visitados em 2008 por 4.441.734 pessoas, confirmando como o mais visitado museu “italiano”, embora deva ser lembrado que apesar de situar-se no território este não pertence à República Italiana.
(http://mv.vtican.va/2_IT/pages/MV_Home.html )
Museu Borghese
Preserva esculturas, baixo-relevo e mosaicos antigos, além de pinturas e esculturas do século XV ao século XVIII. A coleção foi iniciada pelo cardeal Scipione Borghese no início do século XVII, e possui obras-primas de Antonello da Messina, Giovanni Bellini, Raffaello, Tiziano, Correggio, Caravaggio e esplêndidas esculturas de Gian Lorenzo Bernini e de Canova.
( http://www.galleriaborghese.it/borghese/it/default.htm )
Museus Capitolini
São os principais museus municipais de Roma . Fala-se de “museus”, no plural, porque na coleção originária das esculturas antigas foi adicionada, por Benedetto XIV, no século XVIII, a galeria de imagens, dos sujeitos romanos.
( http://www.museicapitolini.org/)
Palácio Venezia
O museu Nacional da Praça Venezia nasceu em 1916, ideia do Diretor Geral das Antiguidades e das Belas Artes, Corrado Ricci que pretendia transferir para o Palácio a coleção do Museu do Castelo De Sant’Angelo. E assim, nas paredes do Palácio Venezia também chamado Palácio Barbo foi realizado uma impressionante exposição de Arte Medieval e Renascentista, sob orientação cuidadosa e professional do seu primeiro diretor Federico Hermanin, ilustre estudioso e histórico da arte.
( http://museopalazzovenezia.beniculturali.it/ )
Galeria Nacional da Arte Antiga- Palácio Corsini
A Galeria possui a sede no Palácio Corsini alla Lungara, é situado no quarteirão Trastevere, na frente da Farnesina, construído por Ferdinando Fuga para a família Corsini, transferidos de Florença para Roma, após a eleição do Papa Lorenzo Corsini sob o nome de Clemente XII (1730-1740)
Entre as obras expostas na sala da Galeria encontram-se São João Batista de Caravaggio; obras de Guido Reni como A Madalena, Erodiade, São José, Ecce Homo, Salomé com a cabeça de Batista, São José e Cristo coroado de espinhos, inclui também obras de Lanfranco, de Cavalier d’Arpino, Guercino, Annibale Carracci, Francesco Francia, Marco Benefial, Luca Giordano, Carlo Maratta, Pier Francesco Mola, Piazzetta, Nicolas Poussin, Murilo, Van Dick, Mattia Preti, Simon Vouet e outros.
(http://www.galleriaborghese.it/corsini/it/default.htm)
Museu Nacional Romano- Palácio Massimo alle terme
É o principal dos quatros Museus Nacionais Romanos juntamente com a sede originária das Termas de Dioclesiano. A Seção Epigrafica está no Palácio Altemps, sede das coleções renascentistas de esculturas antigas e na Cripta Balbi.
A seção de arte antiga (obras do período republicano e imperial) a seção numismática e a coleção de jóias preciosas.
A sede dos museus foi inaugurada em 1995 e completada em 1998. Está localizada no quarteirão Castro Pretório na Praça dei Cinquecento, perto da estação Termini.
(http://www.beniculturali.it/mibac/export/MiBAC/index.html )
O museu da Arte Contemporanea de Roma (MACRO)
MACRO è um museu municipal e situa-se perto da Porta Pia, no bairro Nomentano de Roma.
Uma sede secundária, também denominada MACRO Futuras, é localizada em dois pavilhões do antigo matadouro de Testaccio, perto da Piramide Cestia.
Estabelecido entre o final do século XIX e início do século XX com o nome de Galeria da Arte Moderna e Contemporanea de Roma, o museu teve sedes em diversos edifícios.
(http://www.macro.roma.museum/ )
O MAXXI- Museu Nacional das artes do século XXI
É um museu de arte contemporanea, mantido pela fundação homônima constituída pelo Ministério para os Bens e Atividades Culturais.
O museu foi planejado para ser um lugar pluridisciplinar destinado para a experimentação e inovação no campo da arte e arquitetura. No MAXXI residem duas instituições, o MAXXI arte e MAXXI arquitetura, cujas coleções permanentes são desenvolvidas seja por meio de aquisição direta de obras como também através de projetos , concursos temáticos, prêmios direcionados às gerações futuras, doações e empréstimos.
Além dos dois museus o MAXXI possui um auditório, uma bibòlioteca e umabiblioteca de mídia especializada, uma livraria, uma cafeteria e um bar/restaurante, galerias para exposições temporárias, performance, iniciativas educacionais. A grande praça que desenha os espaços externos pode acolher obras e eventos ao vivo.
(http://www.fondazionemaxxi.it/ )
A Galeria Nacional da Arte Moderna e Contemporânea (GNAM)
É a maior coleção de arte moderna italiana. Situado em Roma, posui mais de 4.400 obras de pinturas e esculturas e cerca de 13.000 desenhos e estampas de artistas, prevalentemente italianos – do oitocentos e do novecentos.
É a maior coleção de pinturas, esculturas e obras gráficas de artistas, na maioria italianos, de 800 aos dias atuais. A grande parte dos trabalhos revelam os principais movimentos artísticos do oitocentos e do novecentos entre Romantismo , Metafisica, Divisionismo e Dadaismo.
O Museu é uma ótima ocasião para conhecer e apreciar a arte contemporanea através dos seus principais expoentes.
( http://www.gnam.beniculturali.it/ )
Ara Pacis em Roma
Localiza-se no Lungotevere na Augusta, esquina com a avenida Tomacelli. A Ara Pacis Augustae é o nome do altar feito por Augusto, em 9 a.C., dedicado a Paz, transformando- se em um monumento chave na arte pública da época do imperador Augusto. O museu faz parte da rede de museus do município de Roma. Foi inaugurado em Abril de 2006 depois de 7 anos de trabalho e foi projetado pelo arquiteto Richard Meier, con aço, travertino, vidro e estuque. Apesar de opiniões conflitantes, por enquanto a estrutura arquitetônica é ainda intacta, apesar do município revelar-se preocupado sobre o seu valor real no contexto urbano da capital.
(http://www.arapacisroma.it/Default.asp?ref=tol)
O Museu Nacional Etrusco da Avenida Giulia
Foi dedicado à Civilização Etrusca, alojados desde o início do século XX na Villa Giulia.
O Museu Nacional Etrusco foi fundado em 1889 com o objetivo de recolher todas as antiguidades pré-romanas de Lazio, da Etrúria meridional e da Úmbria , todas pertencentes às civilidades etruscas e faliscas. O tesouro mais famoso é o monumento funerário de terracota, o Sárcofago dos Esposos que representa um casal de esposos, em tamanho quase natural, em uma cena muito familiar.
(http://villagiulia.beniculturali.it/)
Outros museus artístico ou histórico-cultural
Museu dos instrumentos musicais - http://www.museostrumentimusicali.it/
Museu Nacional das massas alimentares - http://www.museodellapasta.it/
Museu Keats-Shelley - http://www.keats-shelley-house.org/
Museu Histórico dos bombeiros - http://www.museovfroma.altervista.org/StoriaMuseo.htm
Museu delle lamette (gilete)
Museu dei giocattoli (museu dos brinquedos) - http://www.comune.roma.it/wps/portal/pcr?jppagecode=mun_vi_museo_gioca.wp
Museu Arquivo da Fotografia Histórica
Museu criminológico - http://www.museocriminologico.it/
Museu Hebraico de Roma - http://www.museoebraico.roma.it/
Museu dos Videogioco - http://www.vigamus.com/