Roma antica foro romano colosseo altare della patria circo massimo roma virtuale 3d lazio


Vai ai contenuti

Menu principale:


storia-por

Portoghese

HOME
O QUE VISITAR
CURIOSIDADE
INFORMACOES TURISTICAS
MAPA DO SITE

História de Roma

 

 

As origens da antiga Cidade

 

A tradição conta que a cidade de Roma foi fundada na metade do século VIII a.C por Rômulo e Remo, os dois irmãos gêmeos filhos do deus Marte e da vestal virgem Reia Silvia.

A data tradicional da fundação de Roma remonta ao 21 de abril de 753 a.C.

A antiga cidade foi criada através de uma progressiva reunião de aldeias, construídas sobre as famosas sete colinas, em um único centro urbano povoado pelos antigos latinos .

Do ponto de vista geográfico a  antiga Roma era colocada em grandes àreas planas, vales e colinas pantanosas banhadas pelo rio Tevere. Os povos que habitavam estas regiões, usavam duas estradas comerciais importantes, uma que iniciava da costa até a zona interna ( Sabina) seguindo o Tevere  e servia principalmente para o reabastecimento do sal ( correspondente a histórica via Salaria) que na época era a base da economia agrícola-pastoril e uma outra estrada que percorria o trajeto  Etruria- Campania.

Os primeiros reis da Antiga Rom foram Sete:

Romolo (753 .C. 716 a.C.), recordado como o fundador da Antiga Roma.

Numa Pompilio (715 a.C. 672 a.C) dividiu o ano em doze meses regulamentando festas e as celebrações. Esse rei criou também o colégio sacerdotal das vestais ( meninas virgens  escolhidas para transformar-se em sacerdotisas consagradas a deusa Vesta)  e o cargo de Pontifez Maximus (figura da religião romana).

Tullo Ostilio (672a .C. 640 a.C.)  foi o famoso rei que conquistou Alba Longa derrotando os sabinos.

Anco Marzio (640 a.C. 616 a.C) prosseguiu o trabalho de expansão da região de Lazio e fundou a primeira colônia de Ostia.

Tarquinio Prisco (616 a. C . 579 a. C.), Servio Tullio (578 a. C. 535 a. C.) e Tarquinio o Soberbo (535 a. C. 509 a. C.) foram reis etruscos e sob os seus governos a cidade evolui consideravelmente.

O último rei, no entanto, não era muito amado porque  foi considerado  insolente e presunçoso para os cidadãos e para as intituições, por isso foi destronado, segundo a tradição, em 509 a.C.

A decadência do poder estrusco foi atribuída próprio por esta questão, fato que abriu a estrada para uma maior autonomia de Roma.

Durante o período de 509 a.C. a 27 a. C. Roma e os territórios conquistados se organizaram em uma  República. Neste período Roma sofreu profundas transformções passando  de uma pequena cidade para a capital de um grande Estado, formado por tantos povos diversos e diversas civilidades: o início do Império Romano.

O Império Romano foi consolidado entre o século I a.C e o século IV d.C.

O início do império (27 a.C.), foi com o principado de  Ottaviano que se atribuiu o nome de  Augusto, e o fim (395 d.C) com a morte de Teodosio  quando o império foi definitivamente separado em duas partes:  Ocidental e Oriental; mas podemos dizer que, o fim do império romano do ocidente foi no ano de 476  quando o último imperador Romulo Augustolo foi destronado por Odoacre rei dos Gotos, uma população bárbara.

 

 


Torna ai contenuti | Torna al menu